ESPETÁCULO "DO PANTANAL AO MISSISSIPPI"

ESPETÁCULO:

                             DO PANTANAL AO MISSISSIPPI

Culturas unidas pelas águas

A rica hidrografia do Pantanal brasileiro deságua muito longe dos limites da América do Sul, indo parar nos Estados Unidos, mais precisamente no rio MississipPi, que banhou toda a cultura musical norte-americana. Se geograficamente essa afirmação parece uma loucura, na poesia do espetáculo “Do Pantanal ao MississipPi”, isso é perfeitamente possível. E mais: fica claro que em todo violeiro brasileiro, mora um bluesman. E vice-versa.

O espetáculo nasceu da cabeça do músico Agnaldo Araújo, que residente em Campinas, no interior de São Paulo, sempre transitou muito bem do rock às mais escondidas tradições da música da região Centro-Oeste. “Durante uma participação minha no projeto Circuito Brasil de Viola Instrumental tive contato com vários tipos de violas, a maioria pouco conhecida do grande público. Também aprendi algumas afinações”, relata o cantor que assina a concepção artística do espetáculo que mescla teatro, poesia e música.

A leitura da autobiografia do roqueiro inglês Keith Richards foi o complemento que Araújo precisava para ligar a tradição caipira ao blues. “No livro ele fala bastante da maneira pouco usual que ele gosta de afinar seu instrumento, e percebi que essas afinações, aprendidas com os grandes mestres do blues, eram similares aos dos grandes violeiros pantaneiros”, compara. Estava dada a inspiração do espetáculo que agora estreia para o grande público.

Para acompanhar essa viagem entre essas duas culturas rurais aparentemente tão distintas, o espetáculo propõe um “guia turístico” bastante inusitado: o próprio satanás, figura bíblica presente no imaginário tanto do sertanejo brasileiro, quanto dos moradores do sul dos EUA, onde o blues nasceu. É ele (o Cramunhão!) que sai das águas pantaneiras, enfeitiça moças, parte para o estrangeiro, faz um pacto com Robert Johnson e volta para cruzar com nomes como Tião Carreiro, Luiz Gonzaga e outros abençoados da nossa cultura.

Acompanhado dos músicos Paulo Ferraz (percussão), Sylvio Passos (gaita) e Carlos Kbelo (baixo), Agnaldo Araújo passeia com desenvoltura por clássicos caipiras (Pena Branca e Xavantinho, Zé do Norte), blues (Muddy Waters, Flávio Guimarães) e rocks (Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd), além de composições próprias, algumas feitas especialmente para essa montagem, como as belas “Canoa Rio Abaixo” e “Do Pantanal ao Mississipi”. E em várias delas é exibida uma grande diversidade de violas, numa demonstração da riqueza de nossa cultura popular.

“Do Pantanal ao Mississipi” é um deleite aos ouvidos e imaginação. E uma prova que para a arte não existem limites geográficos que não possam ser ultrapassados. Boa viagem!

Luciano Assis, Jornalista          

  
“Do Pantanal  ao Mississippi, além de tudo, é um projeto de pesquisa desenvolvido por Agnaldo Araújo ao longo de 4 anos e traz a diversificação da Viola Caipira brasileira com um repertório inusitado  trazendo Blues, Rock, música pantaneira e     composições autorais, tudo com arranjos para violas nas afinações Cebolão Ré, Rio Abaixo, Rio Acima e também para Viola de Cocho Cuiabana (afinação canotilho solto), onde é acertadamente acompanhado pelo baixo de Carlos Kbelo, pela percussão de Paulo Ferraz e pelas gaitas de Sylvio Passos, que é conhecido em todo Brasil por ter sido amigo pessoal de Raul Seixas e ser o Presidente e Fundador do maior Fã Clube do artista no Brasil, o Raul Rock Club/ Oficial Fã Clube desde 1981.












                                                                                        




 


      
com o Moda de Rock, Zé Helder e Vignini                                                      




AS VIOLAS USADAS NO SHOW: VIOLA DE COCHO CUIABANA
e 2 VIOLAS EM AFINAÇÕES RIO ABAIXO e CEBOLÃO Ré

  confira os videos abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=5jZbnQ7IiPQ

https://www.youtube.com/watch?v=m_l_8C9noHI&t=2127s

Projeto Do Pantanal ao Mississippi

Do Pantanal ao Mississippi
legenda em ingles

"DO PANTANAL AO MISSISSIPI"
(de: Agnaldo Araújo/ Sylvio Passos)
Putos Brothers Band

"DO PANTANAL AO MISSISSIPI"
(de: Agnaldo Araújo/ Sylvio Passos)

"SOBRANCEIA DE VELUDO"
(domínio público na Viola de Cocho)


"VOLTANDO PRA CASA"
(de: Agnaldo Araújo)
(*afinação Rio Abaixo)

"A VIAGEM DO AMIGO SP"
(de: Agnaldo Araújo)
(*afinação Rio Abaixo)

 "CANOA RIO ACIMA"
(de: Agnaldo Araújo)
(*afinação Rio Acima)

COMFORTABLY NUMB
(Roger Waters/ David Gilmor)
(*afinação Cebolão Ré)

 "CANOA RIO ABAIXO"
(de: Agnaldo Araújo)
(*afinação Rio Abaixo)

ASA BRANCA
(de: Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira)
Blues na Viola de Cocho cuiabana
(*afinação Canotilho Solto)
SWEET HOME CHICAGO
(de: Robert Johnson)
Blues na Viola de Cocho cuiabana
(*afinação Rio Abaixo adaptada)

 
SWEET HOME CHICAGO
(de: Robert Johnson)
Bistro Brasileiro - Capivari
(*afinação Rio Abaixo)

 trecho da música VIOLA ENCANTADA
(Agnaldo Araújo/ Carlos Kbelo)
no Festival FeNaCrupe em Uberlândia
(*afinação Cebolão Ré)

WISH  YOU WERE HERE
(Roger Waters/ David Gilmor)
(*afinação Cebolão Ré)

Nenhum comentário: